terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Artigo Científico

UMA ANÁLISE DAS RELAÇÕES DE PODER NA
AGÊNCIA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
DE MOSSORÓ

As discussões sobre o poder são antigas e polêmicas, foram tratadas e controvertidas por alguns filósofos e pensadores de maior notoriedade no mundo, dentre eles Platão, Max Weber, Karl Marx e Michel Foucault. Este último se contrapôs à idéia marxista quando propôs que o poder não era algo que pudesse ser tomado ou cedido por alguém, mas uma relação de forças. Ou seja, se há uma relação de poder entre um grupo de pessoas, ninguém estará independente dela, pois o poder estará em todas as partes.

A proposta deste artigo é de abordar o assunto das relações de poder em um âmbito bem condensado, de forma que seja possível perceber como e por quê elas ocorrem, admitindo a sua ligação com a hierarquia, e com as relações formais e informais dentro de uma instituição.

O local escolhido para a análise foi a Agência da Previdência Social em Mossoró (APS - Mossoró), setor de órgão público responsável pela seguridade social local (INSS).

Para que sobrevivam os preceitos, é preciso aceitar que a mutação faz parte do atual sistema. Sendo as relações humanas tão complexas por natureza, atravessadas com conceitos e preconceitos, juízos de valor, culturas que se chocam em todo momento, o homem como instrumento de trabalho vem sendo um dos temas mais discutidos na atualidade.

A idéia principal do poder é o direito de decidir, de agir e mandar; é exercer autoridade e soberania, é ter posse da influência e da força. Na relação de poder, onde este estaria em todas as partes, poder-se-ia entender como uma relação de igualdade de forças e autoridade entre as pessoas?

As relações de poder, muitas vezes, definem a saúde de uma organização. Se ocorrer vícios como abuso, autoritarismo e repressão, a organização correrá sérios riscos. Por outro lado, o uso de uma técnica chamada empowerment pode acrescentar positividade, tanto à organização como aos seus colaboradores.


EXPOSIÇÃO


ARTIGO ... DOWNLOAD

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

A Rovolução dos Bichos - George Orwell

Um conto espetacular que merece ser passado de mão em mão, de pessoa para pessoa, enfiado em cada pc que apareça pela frente.

Autor: George Orwell
Lançamento: 1945

Sinopse: Verdadeiro clássico moderno, concebido por um dos mais influentes escritores do século 20, é uma fábula sobre o poder. Narra a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos. Mas a revolução degenera numa tirania ainda mais opressiva que a dos humanos. Essa pequena narrativa causou desconforto ao satirizar ferozmente a ditadura stalinista numa época em que os soviéticos ainda eram aliados do Ocidente na luta contra o eixo nazifascista. São claras as referências: expurgos, instituição de um estado policial, deturpação tendenciosa da História.

Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Animal_Farm (pode haver spoilers).

DOWNLOAD (direcionando ... Baú Administrativo - Multiply.com)


Eric Arthur Blair, nascido em Motihari, 25 de junho de 1903 - morto em Londres, 21 de janeiro de 1950. Foi jornalista, ensaísta e romancista britânico, que escreveu sob o pseudônimo George Orwell.
Sua escrita é marcada por descrições concisas de eventos e condições sociais e o desprezo por todos os tipos de autoridade. É mais conhecido por suas duas obras maiores, 1984 (Nineteen Eighty-Four), crítica ao autoritarismo - onde podem ser vistas as primeiras menções ao que deu origem ao atual modismo do Big Brother -, e A Revolução dos Bichos (Animal Farm), uma sátira ao stalinismo.




quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Projeto de Análise de Custos

Razão Social: HEPTAssociação Comercial e Industrial Ltda
Fantasia: Padaria Que Vende Pão
Slogan: Né Não?!
Fundação: 15 de julho de 2008
Produto: Pão recheado
Produção atual: 15 pães/dia
Empreendedores:
Emanuel Sousa Filho (Padeiro)
Hélio Duarte Filho (Administrador)
Paulo Emanuel Lorena (Profissional de marketeiro)
Tiago Fernandes Bezerra (Padeiro)
Localização: Rua Rafael Pinto Leite, nº 68, Conjunto Vingt Rosado, Mossoró / RN.

O empreendimento ainda trata-se do um negócio de vizinhança, com pouco tempo de funcionamento e em fase de desenvolvimento, por isso, com baixas produção e expansão de mercado. A idéia contou com 04 cabeças pensantes, buscando espaço no mercado de trabalho e satisfação financeira. A participação de todos tem sido fundamental, desde a escolha do ramo do negócio, o estudo de área mais propícia para investir neste primeiro momento (conjunto afastado do centro da cidade, onde o comércio de vizinhança tem funcionalidade significativa, o produto teve boa aceitação e a média do preço de venda foi a mais vantajosa), o investimento financeiro, a execução das tarefas empresariais e, em especial, a doação de residência própria de um dos associados, onde o negócio vem funcionando.
Somos 2 padeiros, 1 administrador e 1 profissional de marketing. Enquanto os padeiros se revezam nos serviços de atendimento e produção, e o administrador tem realizado os papéis de contador e controlador, o profissional de marketing, trabalhando junto a este último, providencia o projeto de expansão do negócio.
A escolha da razão social firma a integração da equipe e sua busca pelo sucesso do trabalho, com todo um significado, envolvendo as iniciais dos sócios e da própria palavra Associação, complementando com o tipo de empresa procedente. A palavra que se forma, HEPTA, abrange o todo: 4 empreendedores + o produto + a empresa + o cliente = associação de 7 fatores fundamentais para o sucesso. Quanto ao nome fantasia e slogan fica muito simples de entender, afinal, é na padaria que vende pão, né, não?


COMERCIAL . . .

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

O Monge e o Executivo (Áudio Livro)



Vamos em frente!



Depois da facilitação com o áudio livro de A Arte da Guerra, passamos a O Monge e o Executivo. Dúvidas ninguém tem: é um clássico contemporâneo na área da Administração.

Sinopse: Leonard Hoffman, famoso empresário que abandonou uma brilhante carreira para se tornar monge em um mosteiro beneditino, é o personagem central desta história criada por James C. Hunter, que ensina os princípios fundamentais dos verdadeiros líderes. Se você tem dificuldade em fazer com que sua equipe dê o melhor de si no trabalho e gostaria de se relacionar melhor com sua família e seus amigos, vai encontrar neste livro personagens, idéias e discussões que vão abrir um novo horizonte em sua forma de lidar com os outros. Impossível ler este livro sem sair transformado, pois ele é, sobretudo, uma lição sobre como se tornar uma pessoa melhor.